Título: Antes de Brasília nascer, esperança
Autor:
Fonte: O Globo, 12/08/2011, O País, p. 12

Operários de 1959 deixaram frases

BRASÍLIA. Há 52 anos, operários que trabalhavam na construção de Brasília deixaram mensagens de expectativa de dias melhores na política e na vida dos brasileiros. São frases escritas a lápis nas vigas de concreto que sustentam a cúpula da Câmara, durante sua construção em 1959, descobertas semana passada e que permanecem atuais hoje, quando denúncias de corrupção e de desvios de conduta dos homens públicos surgem todos os dias. Uma das frases, com a assinatura de José Silva Guerra e datada em 22 de abril de 1959, pede compaixão aos futuros ocupantes do Congresso: "Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham a compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra. Duraleques ce de leques (sic)".

Com erros gramaticais, uma outra frase prega valores como dignidade e honestidade para o bem do país: "Si todos os Brazileiros focem diginos de honra e honestidade, teríamos um Brazil bem melhor. Só temos uma esperança nos Brazileiros de amanhã. Brazília de hoje, Brazil amanhã (sic)". O operário também assinou o nome, mas é ilegível.

Essas e outras duas frases, de 1959 - um ano antes da inauguração da capital - foram descobertas quando funcionários da manutenção tentavam identificar a origem de um vazamento de água que estragava o teto do Salão Verde.