Título: Tucanos bem avaliados
Autor: Aranha, Patrícia
Fonte: Correio Braziliense, 22/08/2009, Política, p. 8

Possíveis rivais de Dilma na corrida pelo Planalto, os governadores Aécio Neves e José Serra têm gestões aprovadas, segundo pesquisa.

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), é o mais bem avaliado entre os que administram os maiores estados, segundo pesquisa Vox Populi/Band, feita no início do mês. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), é o segundo no ranking, seguido por Roberto Requião (PMDB), do Paraná; José Serra (PSDB), de São Paulo; e José Roberto Arruda (DEM), do Distrito Federal. A tucana Yeda Crusius (RS), que enfrenta pedido de CPI na Assembleia Legislativa gaúcha para investigar supostas denúncias de corrupção apresentadas pelo Ministério Público, recebeu as piores avaliações. Foram feitas, em média, mil entrevistas em cada um dos oito estados.

O desempenho de Aécio à frente do governo foi considerado ótimo por 29% dos mineiros e bom por 47%, somando 76% de avaliação positiva. Apenas 2% dos entrevistados disseram que é péssima a administração tucana em Minas e 1% que ela é ruim, totalizando 3% de avaliação negativa. O governo de Aécio foi considerado regular por 20% das pessoas ouvidas pelo instituto.

Em Pernambuco, o governador Eduardo Campos, que faz parte da base aliada do governo Lula, foi avaliado positivamente por 62% dos entrevistados (16% disseram que ele é ótimo e 46% que é bom) e negativamente por 12% (4% de ruim e 8% de péssimo). Outros 25% dos pernambucanos afirmaram que o governador do PSB tem desempenho regular. O governador do Paraná, Roberto Requião, recebeu 57% de avaliação positiva, 10% de desempenho negativo e 32% de regular. Já o governador de São Paulo, José Serra, somou 55% de avaliação positiva, 11% de negativa e 32% de regular.

Assim como Serra, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, somou 55% de avaliação positiva (14% dos entrevistados disseram que seu governo é ótimo e 41% que é bom) e atingiu 15% de resultado negativo (4% de ruim e 11% de péssimo). O desempenho do único governador do DEM no país foi considerado regular por 29% das pessoas ouvidas pelo Vox Populi.

O único governador do PT avaliado pela pesquisa foi Jaques Wagner, da Bahia, que recebeu 38% de avaliação positiva, 19% de avaliação negativa e 38% de regular. Outro governador da base aliada do governo Lula, Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, ficou em sétimo lugar, com 36% de entrevistados que consideraram seu desempenho positivo, 15% de negativo e 47% de regular. O Rio Grande do Sul foi o único estado onde a avaliação negativa do governo superou a positiva: quase a metade dos entrevistados (47%) disseram que a governadora Yeda Crusius (PSDB) tem desempenho negativo, contra apenas 13% que o consideraram positivo.

No DF

Desempenho do governador José Roberto Arruda (DEM) Positivo: 55% Regular: 29% Negativo: 15% Não sabe/não respondeu: 1%