Título: Vinda do Papa atrairá mais gente do que Copa
Autor: Milhorance, Flávia; Mascarenhas, Gabriel
Fonte: O Globo, 22/08/2011, Rio, p. 17
Papa Bento XVI anuncia, em Madri, a escolha da cidade como sede da Jornada Mundial da Juventude em 2013
A fé que move montanhas manteve acordados cerca de sete mil católicos no Ginásio do Maracanãzinho, durante toda a madrugada de ontem, para acompanhar, num telão, o anúncio oficial do Rio como sede da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013. Por volta das 6h30m (horário de Brasília), o Papa Bento XVI confirmou, em Madri, a cidade como o próximo cenário do evento. Os fiéis explodiram no Maracanãzinho como uma torcida comemorando um título. O entusiasmo é geral: o prefeito Eduardo Paes garante que o evento atrairá mais gente ao Rio do que a Copa de 2014.
A escolha do Rio havia sido antecipada pelo GLOBO na última terça-feira. Durante a missa, o Papa Bento XVI fez uma saudação em português para a juventude brasileira:
- Vamos nos encontrar daqui a dois anos na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Até breve, queridos jovens. E que Deus vos abençoe.
Fiéis lotam estádio durante vigília para ouvir anúncio
No Rio, a multidão lotou as arquibancadas do Maracanãzinho, ornamentado com faixas e bandeiras de diversas igrejas do país. A vigília começou às 21h de sábado e só acabou ontem de manhã, após o pronunciamento papal. Bandas gospel subiram ao palco e mantiveram o público acordado. Às 4h30m, o cônego Marcos William Bernardo celebrou uma missa no ginásio, enquanto Bento XVI fazia o mesmo em Madri, marcando o encerramento da Jornada Mundial da Juventude deste ano na capital espanhola.
Para a Igreja Católica, o anúncio do Rio como sede da jornada foi recebida "com grande alegria", como afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, de Madri, após a missa papal.
- A jornada é o maior evento religioso do mundo, e é realizado há 26 anos. Para o Brasil, é uma oportunidade de receber o mundo inteiro e também de ver a beleza que é a igreja do país - disse.
O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes participaram da missa em Madri e ficaram entusiasmados ao ouvir de perto o anúncio oficial.
- É um evento de dimensões muito maiores do que se pode imaginar. A multidão que vi na celebração da missa e que tomou as ruas de Madri emociona e me faz pensar na proporção que um encontro como este terá na nossa cidade. Acredito que vamos ter na Jornada do Rio mais gente até do que se espera durante a Copa - disse o prefeito.
Cabral garantiu que a cidade estará preparada para receber os cerca de quatro milhões de jovens esperados para a JMJ.
- Nós temos uma ampla capacidade hoteleira e, em 2013, ela será ainda maior. Sem falar na hospedagem solidária em igrejas e colégios, por exemplo, como teve aqui em Madri, onde até o Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madri, foi local de hospedagem. Como o nosso Cristo Redentor, estamos de braços abertos, esperando essa multidão de jovens de todo o mundo em busca de paz, harmonia e solidariedade - disse o governador.
No sábado, o prefeito Eduardo Paes já adiantara que a edição carioca da jornada vai ocupar todas as áreas da cidade. Além do Aterro do Flamengo, tradicional palco de grandes manifestações religiosas, haverá eventos em espaços na Zona Norte e no subúrbio. O prefeito não informou, porém, os locais escolhidos.
Paes espera que encontro bata recorde de público
Segundo os organizadores, a Jornada Mundial da Juventude que foi realizada na capital espanhola reuniu mais de 1,5 milhão de jovens de 182 países, sendo 21 mil brasileiros. Para Paes, o Rio tem condições de bater o recorde de público, registrado em 1995 em Manila, nas Filipinas, onde estiveram presentes três milhões de peregrinos.
Cabral ressaltou a importância do evento para a economia da cidade e do estado:
- Do ponto de vista econômico, é impressionante. Desde o albergue da juventude às igrejas (que também hospedam os jovens), os hotéis, tudo fica lotado. As ruas ficam tomadas, e os museus e pontos turísticos, cheios. Faremos a jornada mais bonita da história.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Alfredo Lopes, que esteve em Madri uma semana antes do anúncio do papa, o turismo foi impulsionado em diversas localidades:
- Pude verificar que os jovens chegaram antes da jornada, e estiveram em Lisboa, em Portugal; e em outras cidades da Espanha, como Barcelona.
No dia 18 de setembro, a cruz da juventude, símbolo da JMJ chega a São Paulo, e será acolhida por representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além disso, uma equipe organizadora da jornada visitará dioceses brasileiras durante dois anos.