Título: Não sou mais nada. Pergunte para a Dilma
Autor: Camarotti, Gerson; Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 06/08/2011, O País, p. 12

TROCA NO GOVERNO

No primeiro dia como ex-ministro, Jobim visita Temer e Sarney, demonstra mágoa e diz que foi incompreendido

BRASÍLIA. No primeiro dia depois de deixar o governo, o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim deu demonstrações de sentimentos diversos nas conversas com amigos e políticos: alívio, mágoa, preocupação e, principalmente, a percepção de que foi incompreendido em suas falas e entrevistas que tanta polêmica geraram. Ele demonstrou ainda que gostaria de ter saído do governo Dilma numa situação mais confortável.

No momento, Jobim deve descansar, e depois pretende retomar a advocacia. E, no próximo ano, já cogita se mudar para São Paulo.

Ontem, fez um périplo pelos gabinetes de pelo menos dois líderes importantes do PMDB, o vice-presidente Michel Temer e o presidente do Senado, José Sarney.

Frustração por não concluir projeto no ministério

Numa das conversas de ontem, Nelson Jobim disse estar aliviado por ter deixado o governo. Num desabafo, confidenciou que "tinha uma relação muito tensa" com a presidente Dilma Rousseff.

Ao mesmo tempo, disse estar "chateado", porque gostaria de terminar o projeto que estava implementando no Ministério da Defesa. Para amigos, ressaltou que "até o vice-presidente Michel Temer já estava se incorporando ao projeto de defesa nacional".

- Foi uma frustração - resumiu Jobim.

Ele relatou nessas conversas os últimos momentos no governo. Disse que não sabia que a presidente Dilma já tinha definido o nome do seu substituto, Celso Amorim, quando chegou ao gabinete presidencial. Tanto que fez questão de alertar, como jurista, que era preciso fazer uma substituição rápida.

Nelson Jobim contou ainda que foi uma conversa muito rápida, de três minutos, pois não tinha muito o que falar. Ele entregou a carta de demissão a Dilma e deu o que seria seu último conselho para a presidente:

- A partir deste momento, eu não sou mais ministro. Mas acho que a nova nomeação precisa ser rápida - sugeriu Jobim para a presidente Dilma, segundo seu próprio relato.

O temor de Jobim era de que ficasse um vácuo de poder no Ministério da Defesa. Ele disse ainda que os três comandantes das Forças Armadas estavam tensos com o ambiente político envolvendo a pasta e chegaram a lamentar a saída dele do governo, independentemente dos problemas que motivaram sua exoneração.

Para interlocutores, Nelson Jobim reconheceu que perdera as condições políticas de permanecer no cargo, mas insistiu que foi incompreendido em suas declarações. Repetiu a vários interlocutores que não deu declarações criticando as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Jobim almoçou com o ex-assessor José Genoino

Ontem pela manhã, após caminhar próximo de sua residência, em Brasília, Nelson Jobim não quis comentar a saída do governo. Ao ser abordado pela imprensa, mostrou-se magoado, dizendo apenas:

- Não sou mais nada. Qualquer coisa, pergunte para a Dilma.

Logo depois, recebeu o seu ex-assessor José Genoino. Os dois foram almoçar juntos no escritório do ex-sócio de Jobim e advogado Eduardo Ferrão.

Durante a tarde, Nelson Jobim esteve com o vice-presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, e depois foi visitar José Sarney, também na sua casa.

Nessas conversas, Jobim relatou que estava preocupado com a reação de alguns senadores com a sua demissão. Isso porque havia conseguido evitar que dois peemedebistas assinassem a CPI do Dnit, depois de um apelo pessoal. Um deles seria o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), de quem é amigo. Ele ajudou o Planalto, depois de um pedido da ministra Ideli Salvatti.

- Vou ligar para que eles mantenham a posição de não assinar a CPI - afirmou Nelson Jobim.

O ex-ministro pretende se mudar no ano que vem para São Paulo, onde já tem apartamento. Espera apenas a aposentadoria de sua mulher, Adrienne Sena, que é procuradora da Fazenda Nacional. E planeja ainda concluir um livro sobre lógica matemática.

COLABOROU Ailton de Freitas