Título: Encontrado autor de atentado de Lockerbie
Autor: González, Enric
Fonte: O Globo, 29/08/2011, O Mundo, p. 25
Em coma, segundo CNN, al-Megrahi não será mais extraditado
TRÍPOLI. Em coma, deitado numa maca em sua casa na capital líbia, e sem a assistência de médico nem enfermeira, Abdel Basset al-Megrahi, responsável pelo ataque que matou 270 pessoas num voo da Pan Am sobre Lockerbie, em 1988, está à beira da morte ¿ e deve levar para o túmulo todos os segredos do atentado. Em 2009, já diagnosticado com câncer de próstata, al-Megrahi foi libertado pelo Reino Unido ¿ onde cumpria pena de prisão perpétua pelo ataque. Na época, um médico deu a ele três meses de vida.
No ano passado, no entanto, o líbio enfureceu famílias de vítimas em diversos países ao aparecer, bem vivo, ao lado de Muamar Kadafi. Quatro senadores democratas americanos acusam a British Petroleum de ter pressionado o governo britânico a libertar al-Megrahi em troca de um contrato de US$900 milhões com a Líbia. Com a caçada ao ditador nos últimos meses, muitas vozes se elevaram para pedir que al-Megrahi fosse enviado de volta à prisão. Seu paradeiro era desconhecido até ontem, quando uma equipe da CNN o encontrou em sua casa, num bairro chique da capital. O Conselho Nacional de Transição, porém, afirmou que está fora de questão extraditá-lo.
¿ Não entregaremos nenhum cidadão líbio ao Ocidente ¿ afirmou Mohammed al-Alagi, ministro da Justiça do governo rebelde.
Com a tomada de Trípoli pelos rebeldes, o filho do terrorista, Khaled Elmegarhi, afirmou que não sobrou ninguém para cuidar de al-Megrahi ¿ que sobrevive com a ajuda de uma máscara de oxigênio e soro.
¿ Não há médicos. E ninguém a quem pedir informação. Não temos uma linha telefônica para chamar alguém.
Acredita-se que al-Megrahi seja uma das últimas pessoas ainda vivas que sabem exatamente quem estava envolvido no planejamento do atentado de Lockerbie.