Título: Portas abertas
Autor:
Fonte: O Globo, 26/08/2011, Opinião, p. 7

Os EUA dão boas-vindas aos turistas brasileiros, e facilitar a viagem de brasileiros aos EUA é prioridade máxima para nossa missão diplomática. As viagens de brasileiros aos EUA fortalecem os laços entre nossos povos, e o turismo de brasileiros nos EUA é uma ajuda bem-vinda à economia do nosso país. O impressionante crescimento da classe média brasileira está fazendo com que seus cidadãos viajem como nunca antes, e no Brasil a demanda por vistos norte-americanos está impressionantemente alta. Nos últimos cinco anos, vimos um aumento de 250% no número de solicitações de vistos em todo o país. Em 2010, mais de 955 mil brasileiros desembarcaram em aeroportos norte-americanos, um recorde histórico.

O aumento das viagens de brasileiros é uma boa notícia para Brasil e EUA, mas a demanda recorde por vistos cria desafios operacionais para todos os consulados no país. O Brasil é atualmente um líder em demanda por serviços de vistos entre todos os postos diplomáticos dos EUA espalhados pelo mundo. O Consulado Geral dos EUA em São Paulo é o campeão mundial em emissões de vistos, e nosso consulado no Rio está sempre entre os sete principais postos nesta lista. No Rio, entrevistamos cerca de mil pessoas a cada dia. Cada cônsul entrevista até 150 pessoas diariamente com cortesia e eficiência impressionantes ¿ vale dizer que a maioria dos solicitantes conclui seu processo de solicitação de visto em cerca de uma hora. Cerca de 95% dos solicitantes têm seu visto concedido, com validade de dez anos.

Nos últimos dois anos, aumentamos significativamente o pessoal e os recursos para tentar atender a esta forte demanda, e seguimos trabalhando, para encontrar novas abordagens produtivas. Estamos aumentando o número de diplomatas para trabalhar na seção consular no Brasil, investindo em novas tecnologias e melhorando nossa infraestrutura. As entrevistas de visto são agendadas on-line facilmente, e recentemente chegamos a oferecer entrevistas aos sábados.

Apesar da demanda recorde no Brasil, infelizmente continuamos tendo um limite no número de entrevistas de visto que podemos realizar de maneira eficaz e segura a cada dia, dentro de nossa estrutura física existente, apesar do grande número de profissionais dedicados à seção consular. O sistema on-line garante um agendamento organizado todos os dias, mas, com a forte demanda que temos atualmente, há uma espera inevitável para aqueles que solicitam um visto pela primeira vez ¿ geralmente entre 80 e 140 dias no Rio e São Paulo. Lamentamos essa espera, mas estamos trabalhando bastante para melhorar essa situação.

Felizmente, muitos solicitantes no Rio se enquadram em categorias em que o tempo de espera não é motivo para preocupação. Não há tempo de espera para solicitantes da terceira idade nem para crianças acompanhadas de pais com vistos válidos. Oferecemos ainda agendamentos prioritários através do Business Program a profissionais que se enquadrem em determinados critérios. Já os brasileiros que possuem vistos B1/B2 válidos podem geralmente renová-los em até um ou dois dias. Aqueles que desejam ter um visto de estudante não precisam esperar. Além disso, temos outros programas em que não há espera para uma entrevista, dedicados a determinados grupos de turistas, atletas, artistas, jornalistas e casos emergenciais. Para mais informações, confira nossa página na internet: http://brazil.usembassy.gov/nonimmigrant-visas/visa-programs.html.

Tenho orgulho dos diplomatas dos EUA e dos brasileiros que trabalham tão duro na seção consular todos os dias para atender o público brasileiro da melhor maneira possível. Continuaremos nos esforçando ao máximo para possibilitar ao maior número possível de brasileiros a oportunidade de visitar e conhecer os EUA.

DENNIS W. HEARNE é cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio.