Título: Restrição a estrangeiros é criticada
Autor: Beck, Martha; Justus, Paulo
Fonte: O Globo, 21/08/2011, Economia, p. 48

BRASÍLIA. Especialistas afirmam que o mercado de aviação do país tem dois problemas que devem ser enfrentados urgentemente para que os preços das passagens caiam. O primeiro é a restrição à participação de estrangeiros nas companhias brasileiras. O outro é a forma como os slots (horários de pouso e decolagem nos aeroportos) são distribuídos. Isso porque, mesmo quando novas empresas entram, têm problemas para obter os espaços, concedidos pela Anac.

- A Gol demonstrou interesse pela Webjet, por exemplo, principalmente para conseguir slots - diz Cleveland Prates, sócio-diretor da MicroAnalysis e ex-conselheiro do Cade. - A questão é de infraestrutura não adequada.

Para os técnicos, o governo precisa agir para reduzir a restrição à fatia de estrangeiros, limitada a 20%. Está parado no Congresso projeto que a eleva a 49%. A Anac diz que aumentou a concorrência nos últimos anos. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) reconhece problemas na concessão de slots e diz que o governo deve investir na infraestrutura dos aeroportos.