Título: Emenda 29: PMDB apoia votação em setembro
Autor:
Fonte: O Globo, 25/08/2011, O País, p. 13
Partido adere à oposição, que planeja boicote para apressar decisão sobre verbas na Saúde
BRASÍLIA. A mobilização de parte do PMDB pela votação da regulamentação da chamada da Emenda 29, que fixa os percentuais de gastos com Saúde por União, estados e municípios, ganhou ontem o apoio da oposição. O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), disse que o partido quer a votação da emenda no dia 15 de setembro. O DEM concordou.
Manifestantes e parlamentares fizeram ontem um ato em favor da votação. Segundo o deputado Osmar Terra (PMDB-RS), a partir desta data as bancadas irão buscar a adesão de parlamentares para um abaixo-assinado pela regulamentação imediata. Além disso, logo após a votação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vão iniciar um boicote à apreciação das outras matérias.
De acordo com Terra, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), chegou a propor o dia 29 de setembro, mas o governo não concordou, e nada ficou resolvido na reunião de líderes.
Vice-líder do DEM, Pauderney Avelino (AM) afirmou que o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) inviabilizou um acordo:
- Poderia ter conversa (sobre datas), mas o líder do governo chegou chutando o balde.
Vaccarezza deixou claro que o governo não aceita a votação sem antes resolver de onde virão os recursos para aumentar as despesas com a Saúde.