Título: Débil mental e safado no plenário
Autor: Braga, Isabel; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 25/08/2011, O País, p. 3

Senadores, Humberto Costa (PT) e Mário Couto (PSDB) quase trocam tapas

BRASÍLIA. Quase acabou em troca de tapas uma discussão entre o líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), e o senador Mário Couto (PSDB-PA). O bate-boca entre os dois começou no plenário, quando o líder petista criticava da tribuna a estratégia da oposição de insistir na criação da CPI da Corrupção e sua tentativa de atribuir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma herança maldita. Diante da reação exaltada do senador tucano, que o acusou de defender a corrupção no governo, Humberto Costa se irritou e solicitou providências à Mesa, reclamando que as agressões do colega normalmente não eram repreendidas com o argumento de que se "tratava de um louco ou débil mental".

A briga prosseguiu no cafezinho do Senado, onde o líder petista se refugiou, depois de ter garantido o direito de responder a Mário Couto da tribuna. O tucano cutucou Humberto Costa e disse:

- Débil mental, não!

Apesar dos conselhos de seus assessores para que não desse importância à provocação do senador tucano, Humberto Costa mais uma vez reagiu:

- Débil mental, sim! Você precisa respeitar os outros.

- E você é um safado! - retrucou o tucano.

- Safado é você! - revidou o petista.

Diante da exaltação dos dois parlamentares, um grupo de assessores entrou no meio da discussão para evitar que os dois partissem para as vias de fato. Apesar da turma do deixa disso, Mário Couto ainda gritou:

- Você é que responde a processo na Justiça. Da próxima vez, vou dizer isso da tribuna - ameaçou o tucano.

- Você está pensando que eu sou moleque? Vai ter de aprender a respeitar os outros - rebateu líder do PT.