Título: Agricultura: novo titular afirma que agirá com cautela
Autor: Éboli, Evandro; Góis, Chico de
Fonte: O Globo, 24/08/2011, O País, p. 9

"Pessoas podem ter errado", diz ministro Mendes Ribeiro

BRASÍLIA. Empossado ontem, o novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, anunciou que vai aguardar o resultado das auditorias promovidas pela Controladoria Geral da União (CGU) para fazer mudanças na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e também nos quadros do ministério.

- Algumas pessoas podem ter errado. E esse trabalho (de apuração) está sendo feito pela CGU. Espero que tudo seja resolvido com a maior rapidez possível. Estou chegando agora, mas terei maior cautela do mundo para agir. Mas vou agir - disse Mendes Ribeiro.

O ministro afirmou que irá levar pessoas ligadas a ele para o ministério, mas não confirmou a manutenção de Gerardo Fontelles na secretaria-executiva. Fontelles é ligado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e sua indicação para o cargo, semana passada, foi avaliada pela presidente Dilma Rousseff.

Em seu discurso de posse, Mendes Ribeiro elogiou a gestão de seu antecessor Wagner Rossi, e afirmou que dará continuidade à política que transformou as ações da pasta num "caso de sucesso". O ministro disse não ter pressa em mudar o quadro de funcionários.

- Não posso chegar ao ministério com a obrigação, tão falsa quanto antiga, de querer mudar o que não precisa. Guardarei as mudanças para o que for necessário. E chegarei ao necessário pela orientação da presidente da República.

Durante a troca de comando no ministério da Agricultura, na solenidade no Palácio do Planalto, Dilma encheu de elogios o novo ministro, que é filiado ao PMDB.

Wagner Rossi não compareceu à cerimônia. Ele informou depois à assessoria do ministro que não teria se lembrado do evento. A transmissão virou sessão de cumprimentos.