Título: Lula e Iris aparam arestas
Autor: Foreque, Flávia; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 20/08/2009, Política, p. 7

Presidente tenta unificar palanques em Goiás, mesmo após ter preterido o prefeito de Goiânia ao exaltar os feitos do titular do BC

Os elogios do presidente Lula ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, candidato cotado pelo PT ao governo goiano, causaram desconforto entre os peemedebistas do estado. Irritado com a cobertura dada pela imprensa local à visita do presidente a Goiás, quando o petista destacou o bom desempenho da economia brasileira devido ao trabalho de Meirelles, o prefeito da capital, Iris Rezende (PMDB), se reuniu ontem com Lula, em Brasília, para aliviar o mal-estar.

Os fiéis escudeiros do prefeito contam que ele foi tratado como ¿aliado de segunda categoria¿. Em discurso na capital goiana durante evento para inauguração de casas populares, Lula pediu à Iris para buscar um copo d¿água. Foi o suficiente para que um dos jornais do estado estampasse charges do episódio por três dias. Na primeira, Iris aparece vestido de garçom, servindo o presidente. Em outra, Iris e Meirelles oferecem água ao petista, que responde preferir o copo de Meirelles.

¿O prefeito ficou constrangido com a situação. Tinha 30 mil pessoas na praça e quem organizou o evento foi ele. Só ele conseguiria levar aquele povo todo para a praça¿, afirmou um peemedebista. Na ocasião, Iris decretou ponto facultativo na administração municipal e se reuniu com lojistas para que os funcionários fossem liberados mais cedo para o evento. Meirelles acompanhou a agenda do presidente em Goiânia e Anápolis, sua cidade natal. Apesar dos elogios de Lula, o presidente do BC afirmou que a decisão sobre a candidatura ao estado de Goiás só será tomada no próximo mês, prazo-limite para se filiar a um partido.

O prefeito de Goiânia ainda não lançou seu nome para as eleições ao governo do estado, mas enfatiza que o PMDB terá candidatura própria. ¿Quem tem 50 anos de vida pública não precisa antecipar qualquer projeto e nem decidir com tanta antecedência. Se o presidente quis enaltecer o seu auxiliar, o presidente do Banco Central, isso não pode me atingir, porque o presidente foi a Goiânia atender a um convite nosso¿, desconversou, após encontro com Lula.

Para o presidente, o ideal seria reunir o PMDB e Meirelles num único palanque, o que fortaleceria a campanha de Dilma Rousseff no estado. Diante do impasse, segundo um membro da executiva estadual, o PMDB estaria reavaliando o apoio à ministra da Casa Civil.

Oposição irritada

Os discursos do presidente Lula em Goiás também irritaram a oposição. O PSDB vai entrar com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acusando o presidente de propaganda eleitoral antecipada. ¿Foi um escândalo. O presidente nem chegou perto das casas que iria inaugurar. Foi apenas fazer campanha¿, definiu o senador Marconi Perillo, que tem tudo gravado em vídeo para reforçar a ação do partido no Tribunal.

Na ocasião, Lula criticou, de forma velada, o senador tucano, ao afirmar que uma pessoa estaria assumindo a responsabilidade pela duplicação da rodovia que liga Goiânia a Brasília. Segundo o presidente, as obras na BR-060 foram possíveis devido aos esforços do atual governador, Alcides Rodrigues (PP) e ao prefeito de Goiânia. Perillo, primeiro vice-presidente do Senado, foi governador de Goiás por dois mandatos consecutivos.