Título: Corpo A Corpo
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 02/09/2011, Economia, p. 26

WASMÁLIA BIVAR

Taxa de desemprego nacional em 2012

Pesquisadora do IBGE desde 1986, Wasmália Bivar é a nova presidente do instituto e a primeira mulher nessa função. Para ela, é marcante ter a segunda sucessão entre funcionários de carreira do instituto. E a Pesquisa Mensal de Emprego nacional é o projeto que está envolvida no momento, no cargo de diretora de pesquisas que ocupava: - Até o fim de 2012, teremos taxa de desemprego nacional

Quando a senhora foi convidada para assumir o IBGE?

WASMÁLIA BIVAR: Fui convidada há duas semanas, mas existe um trâmite para que eu seja designada, o que deve acontecer dentro de 10 a 15 dias. A ministra (do Planejamento, Miriam Belchior), quer vir para a posse. Para mim é uma honra ser a primeira presidente mulher do IBGE, principalmente por haver muitas mulheres no instituto à frente de pesquisas importantes. A minha escolha também reconhece o trabalho delas.

E a transição com Eduardo Nunes está sendo tranquila?

WASMÁLIA: O IBGE tem um histórico de transições tranquilas. É a primeira vez que há duas sucessões com funcionários de carreira. Estou tranquila, a casa está recebendo muito bem. O IBGE atingiu um patamar de excelência e o grande desafio é manter esse nível.

Quais os principais projetos?

WASMÁLIA: A implantação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) contínua. Assim teremos taxa de desemprego nacional, mensalmente, já no fim de 2012. E, trimestralmente, para todos os estados.

Vai haver alguma mudança nas coordenações de pesquisa?

WASMÁLIA: Vamos ver quem fica melhor nas funções. Nas coordenações de pesquisa, por serem muito técnicas, há uma estabilidade. Na gestão é que há mais mudanças. As pessoas cansam um pouco dessa área.