Título: Jarbas critica suposto recuo de Dilma na faxina
Autor:
Fonte: O Globo, 01/09/2011, O País, p. 10

Oposição cobra apoio de senadores de frente ética à CPI

BRASÍLIA. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), um dos integrantes da Frente Suprapartidária de Combate à Corrupção, lamentou ontem que a presidente, segundo ele, tenha cedido à "chantagem" de aliados e suspendido a faxina que vinha fazendo no governo. A oposição, por sua vez, aproveitou para cobrar o apoio de parlamentares engajados no movimento ético, como os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF), à CPI da Corrupção.

- A presidente Dilma capitulou, submeteu-se à chantagem de sua base aliada. Sua famosa "faxina" limitou-se a jogar a sujeira para debaixo do tapete - disse Jarbas.

Ressaltando que a frente de combate à corrupção foi criada justamente para evitar o recuo da presidente na faxina ética, Jarbas advertiu:

- Deixar uma limpeza pela metade é pior do que não fazer limpeza alguma.

Para o senador, Dilma teria sido pressionada a recuar na faxina para não arranhar a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em nome da governabilidade, teria promovido "um verdadeiro assalto aos cofres públicos, baseado na partilha do governo em benefício de alguns grupos políticos".