Título: MP denuncia 21 por fraudes contra o Turismo
Autor:
Fonte: O Globo, 01/09/2011, O País, p. 10

BRASÍLIA. O Ministério Público Federal denunciou o ex-secretário-executivo do Ministério do Turismo Frederico Silva da Costa e mais 20 pessoas acusadas de desviar dinheiro de um convênio firmado com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi). Entre os denunciados, estão ainda o ex-secretário nacional de Programa de Desenvolvimento do Turismo Colbert Martins, e Mário Moyses, ex-presidente da Embratur. Costa, Martins e Moyses foram denunciados por peculato (corrupção) e formação de quadrilha.

O grupo é acusado de desviar cerca de R$4 milhões só em um dos contratos firmados pelo Ibrasi para qualificar profissionais do turismo no Amapá, ano passado. Ao todo, o ministério assinou três convênios de aproximadamente R$17 milhões com a ONG do advogado Luiz Gustavo Machado, também denunciado por formação de quadrilha, peculato e falsidade ideológica. Os desvios de verbas do Ministério do Turismo podem chegar a 60% do dinheiro liberado, como mostrou O GLOBO, no último domingo. Seria a taxa de corrupção mais alta de Brasília.

O procurador da República Celso Leal, autor da denúncia, também decidiu encaminhar à Procuradoria Geral da República as referências sobre suposto envolvimento da deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) com as fraudes. Caberá ao procurador-geral Roberto Gurgel pedir ao Supremo Tribunal Federal abertura de inquérito criminal contra a deputada. Os 21 acusados estão entre os 36 presos pela Operação Voucher no início do mês passado.