Título: Câmara cria cem cargos de segurança
Autor: Vasconcelos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 01/09/2011, O País, p. 4
BRASÍLIA. A direção da Câmara dos Deputados decidiu criar cem cargos na área de segurança: vinte para delegado de Polícia Legislativa (Analista Legislativo) e 80 de agentes de Polícia Legislativa (Analista Legislativo). O custo será de R$13,2 milhões anuais. O projeto de resolução foi apresentado ontem pela Mesa Diretora da Casa. Ainda não há data marcada para a realização do concurso público.
O deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), primeiro-secretário da Câmara e responsável pela política de pessoal da Casa, negou que se trate de um trem da alegria. Disse que a necessidade de contratação de seguranças é "absurdamente visível".
Gomes afirmou serem recorrentes problemas por falta de mais seguranças na Casa:
- A Câmara recebe um milhão de visitantes por ano. É comum termos casos de estresse de seguranças, que exageraram em abordagens com jornalistas, com manifestantes e outros. O número hoje é insuficiente. A escala está no limite do caos.
Os contratados vão atuar no policiamento da Câmara, função que envolve direção, supervisão, coordenação, planejamento, orientação, execução e controle administrativo.
Gomes afirmou que somente em meados do ano que vem deverá ser realizado o concurso para essas contratações:
- É muita burocracia. O tempo será este.