Título: Dilma avisa que não quer presente de grego
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 31/08/2011, Economia, p. 26
Presidente cobra do Congresso fonte de receitas. Em PE, professores fazem protesto
GARANHUNS (PE) e RECIFE. A presidente Dilma Rousseff avisou ontem que rejeita "presente de grego". Ou seja, não vai admitir que o Congresso aprove iniciativas que impliquem aumento de despesas sem que se saiba a origem dos recursos. Ela alertou que, se não for assim, o Brasil não caminhará para a frente.
- Meu governo tem um desafio, e onde acho que ele tem que dar certo é na saúde, na segurança e na educação. É compromisso de campanha. Temos de resolver esse problema. Só não quero presente de grego. Mas quero saber de onde todos os investimentos necessários para a saúde vão sair - disse Dilma em Caruaru, primeiro compromisso de sua visita a Pernambuco, ao ser indagada sobre o destino da Emenda 29, em tramitação no Congresso, que fixa percentuais mínimos de investimentos para o setor, por parte de União, estados e municípios.
Esta semana, Dilma havia se reunido com o Conselho Político do governo para barrar iniciativas que representem novas despesas e lembrou que a emenda só poderia ser aprovada quando houvesse fonte de receita:
- Eu gostaria que aprovassem despesa, mas tivessem a firmeza e a coragem de aprovar a origem do recurso. Senão este país não vai para a frente. Eu preciso que ele vá para a frente com serviço público de qualidade.
Ao participar da aula inaugural do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco, a presidente anunciou que até o fim de outubro será lançado o Plano Nacional de Educação da Medicina. Ela lembrou que o Nordeste tem 28% da população brasileira mas apenas 17% dos médicos. E aconselhou os estudantes a "casarem e ficarem" na região.
Durante o discurso de Dilma, houve um protesto de estudantes, professores e servidores de universidades federais, que criticavam a privatização de hospitais públicos e a defasagem salarial, além de pedir 10% do PIB para educação. Eles não tiveram acesso ao local da cerimônia.
O último compromisso da presidente em Pernambuco foi em Recife: a inauguração da sede da Contax, a maior unidade de contact center da América Latina. Dilma circulou pelas instalações e acenou para os funcionários. Ela chamou a atenção para o fato de que 70% das vagas da empresa estão ocupadas por mulheres:
- Tem um aspecto dessa empresa que me despertou uma grande emoção. A Contax não é so uma grande empregadora. É uma grande empregadora de mulheres.
Ao deixar o local, a comitiva presidencial foi surpreendida por um pequeno protesto de funcionários pedindo aumento salarial. A visita de Dilma ao estado se encerrou por volta das 19h.
COLABOROU Karoline Fernandes