Título: Pasto tem um só boi por campo de futebol
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 03/09/2011, O País, p. 13

BRASÍLIA. Diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Gilberto Câmara observou que a pecuária é uma atividade que só se mostra viável em grandes propriedades, já que exige investimento significativo na manutenção da pastagem. Uma das conclusões é que parte da floresta convertida em capim não tem se sustentado: 8,7% viraram "pasto sujo" (área sem muito investimento) e 0,1%, pastagem degradada. Outros 6,7% estão abandonados há mais tempo e já começam a apresentar regeneração de floresta. Ainda assim, o produtor não abre mão de manter o gado.

Outra questão que o estudo revela é que, apesar da ampla área de pastagem, a concentração de gado é baixa. Ou seja, a produtividade da pecuária é muito pequena. Em áreas do tamanho de um campo de futebol, há apenas um boi pastando.

- A pecuária só é viável em grandes propriedades. É preciso ter de 5 mil cabeças de gado para cima, de forma que se preserve a floresta e se tenha produtividade. Existe uma comunidade enorme vinculada à pecuária sem condições de manter uma pecuária produtiva - diz Gilberto Câmara. O estudo mostrou ainda que 21% das áreas desmatadas estão se regenerando naturalmente.