Título: Pecuária é setor que mais ocupa áreas desmatadas
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 03/09/2011, O País, p. 13
BRASÍLIA. Estudo divulgado ontem pelo governo mostra que a pecuária é a atividade que mais ocupa áreas desmatadas na Amazônia. O pasto responde por 62% dos 719,2 mil quilômetros quadrados desflorestados na região até 2008. O lançamento dos dados contou com a presença de ministros e cientistas e acabou virando um manifesto contra mudanças no Código Florestal. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, chegou a propor uma moratória do desmatamento na Amazônia. A sugestão chegou a ser discutida na Câmara, mas, por falta de consenso, foi abandonada.
- O Brasil não tem por que flexibilizar desmatamento. Não há necessidade de desmatar. Já temos área suficiente para aumentar muito a produção agrícola e a pecuária. - afirmou Mercadante.
Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou:
- Esse dado é absolutamente importante para o debate sobre o Código Florestal. Não podemos admitir nada que leve a novos desmatamentos. E o dado mostra que o desmatamento na Amazônia não está associado à agricultura. Então, quem discute que tem que desmatar para ter agricultura na Amazônia está com a visão equivocada.
O estudo Terra Class, do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) e Embrapa, analisou as áreas da Amazônia que foram desmatadas ao longo de décadas, e que já representa 17,5% do território do Bioma. A agricultura, ao contrário do que se pensava, não é a grande vilã: na verdade, responde por 5% do total de floresta derrubada.