Título: As propostas em discussão
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 03/09/2011, O País, p. 12

O PT pretende se reaproximar da sociedade bancando campanha públicas de coleta de assinaturas em apoio a projetos de lei sobre pontos polêmicos, como a reforma política, propostas de combate à corrupção, de regulação dos meios de comunicação e do capital financeiro. O partido ainda defenderá plebiscitos e referendos.

O secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), disse que o PT quer usar o mecanismo de leis de iniciativa popular para marcar uma atuação própria. Cita como exemplo a Lei da Ficha Limpa, que enfrentou resistência no Congresso, mas foi aprovada devido ao apoio popular.

- É só ver o que aconteceu com a Ficha Limpa. Eu mesmo não concordava em todo com o projeto, mas o Congresso votou. Vamos pegar assinaturas com a população, envolver as entidades da sociedade, como OAB e CNBB.

Para tratar da regulação da mídia, o partido elaborou um texto separado para detalhar o tema. A ideia é defender a proposta já discutida anteriormente no governo Lula, e que tinha o aval do ex-ministro Franklin Martins. A resolução política diz que, em direção a um Brasil mais democrático, é preciso superar obstáculos difíceis, como "a influência do pensamento conservador nos meios de comunicação e a corrupção que degenera o sistema político brasileiro".