Título: Lula diz que não vê o partido sangrar
Autor: Azevedo, Juliska; Freitas, Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 21/08/2009, Política, p. 4

No Rio Grande do Norte, presidente minimiza saída dos senadores petistas da legenda

Lula inaugurou sete câmpus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN): em discurso, ressaltou investimentos em educação

Depois de defender publicamente o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ao longo dos últimos meses, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, minimizou a crise que esse apoio provocou dentro do PT. Durante entrevista coletiva concedida a quatro rádios do Rio Grande do Norte, minutos antes de seguir para Ipanguaçu, a 220km de Natal, na região central do estado, onde inaugurou sete câmpus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Lula garantiu: ¿Não vejo crise no PT¿.

E acrescentou: sua amizade com a senadora Marina Silva (AC), que anunciou desligamento da legenda na última quarta-feira, é ¿superior à relação partidária¿ e não será abalada pela decisão tomada pela ex-ministra do Meio Ambiente. ¿Conheço a Marina há 30 anos. Ela foi minha ministra até quando quis, saiu porque pediu demissão. Se a pessoa quer sair de um partido, se não está confortável, é um direito da pessoa. E se ela quis fazer uma opção e não me procurou para conversar, é porque estava com a opção feita¿, analisou.

Lula vê com a mesma tranquilidade a atitude do senador Flávio Arns (PR), que anunciou a intenção de deixar o partido em função da posição do PT a favor de José Sarney. ¿Ele é um companheiro que tem os seus valores, mas sempre foi muito encrencado com o PT¿, avaliou. ¿Se ele quiser sair, sai também. Mas o PT continua forte e com muitas possibilidades.¿

¿Muita fumaça¿

O presidente Lula se disse ¿otimista¿ de que a crise política e a sucessão de escândalos de corrupção terão fim no país. Repetindo discurso que já havia feito em outras ocasiões, afirmou que a corrupção só aparece na imprensa quando está sendo combatida. ¿Quando se coloca a Polícia Federal para fazer a investigação, quando existe um Ministério Público com a liberdade que se tem no Brasil, quando há uma Controladoria-Geral da República que fiscaliza todo o dinheiro federal espalhado pelo país, as coisas começam a aparecer¿, justificou.

Lula ainda recomendou cuidado com pré-julgamentos ao dizer que às vezes os escândalos envolvem ¿muita fumaça e pouco fogo¿. E alertou para o que considera um erro comum no país: a condenação antecipada de pessoas por meio de manchetes de jornais.

O presidente defendeu reformas para melhorar a política brasileira. ¿Como é que a gente vai mudar isso sem que haja uma reforma política dura? Ela está lá no Congresso para ser votada. Deus queira que eles (deputados e senadores) tirem da gaveta e votem.¿

Diante da plateia da inauguração, Lula até atacou os adversários, mas preferiu se concentrar nos avanços de governo. ¿A oposição é pior que doença. Estou em uma fase em que os cães ladram, a caravana passa e eu tenho que governar este país¿, discursou. Aclamado diversas vezes, o presidente enfatizou os resultados do Prouni (que deve alcançar 700 mil pessoas até o próximo ano) e a construção de 214 escolas técnicas e de 12 novas universidades.

Ele revelou ter uma motivação pessoal nesses investimentos. ¿Eu e o José Alencar somos, talvez, na história do mundo, os primeiros presidente e vice-presidente que não têm diploma universitário¿. E completou, em tom de brincadeira: ¿Se eu me invocar, quando deixar a Presidência, vou me candidatar a uma vaga no Prouni para ficar igual a vocês¿.

Não vejo crise no PT. Minha amizade com Marina é superior à relação partidária¿

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República