Título: Escada de Agaciel vai abaixo
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 21/08/2009, Política, p. 5

Passagem secreta que dava acesso ao bunker usado pelo ex-diretor do Senado será destruída. Decisão da Mesa Diretora ocorre em dia de ressaca do caso Sarney

Escada levava convidados do gabinete de Agaciel à sala secreta montada pelo ex-diretor da Casa

A Mesa Diretora do Senado decidiu destruir a escada que servia de acesso a uma sala secreta mantida pelo ex-diretor da Casa Agaciel Maia. A medida foi anunciada ontem dentro um pacote de ações administrativas que serão adotadas pelos senadores, um dia depois da absolvição do presidente da instituição, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética. A reunião da Mesa Diretora ocorreu pela manhã, num clima que nada indicava que o Senado passava por uma das mais sérias crises de sua história. A tarde também foi de aparente normalidade, apesar de alguns parlamentares alertaram que calmaria da quinta-feira não encerraria a turbulência no Senado.

Foi uma típica quinta-feira. Apesar de o painel registrar 52 parlamentares na Casa, apenas entre oito e 10 estavam em plenário. Os senadores discursavam na tribuna abordando principalmente temas regionais, e a crise só foi abordada por duas vezes. A primeira veio por meio do secretário-geral do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), que defendeu uma mudança no Conselho de Ética. ¿É possível que ele (o conselho) seja repensado e até deixe de existir. O modelo atual faliu¿, afirmou o parlamentar.

Apesar da aparente calmaria, no meio da tarde era possível observar um clima tenso entre os senadores por causa da expectativa de um discurso do líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), renunciando ao cargo. Até o início da noite, nada havia acontecido. O outro momento em que a crise foi tema dos discursos ocorreu quando Cristovam Buarque (PDT-DF) foi à tribuna falar sobre o arquivamento no Conselho de Ética dos processos de Sarney e Arthur Virgílio (PSDB-AM). ¿Estamos pior do que ontem perante a opinião pública¿, disse Cristovam.

Cristovam recebeu apoio de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE): ¿É ilusão imaginar que o Senado vai funcionar como se nada tivesse acontecido. É um ledo engano¿, ressaltou Jarbas. Em defesa de Sarney apenas Wellington Salgado (PMDB-MG), justificando que após a absolvição (1)no conselho não há outra alternativa de recurso, nem mesmo no plenário, o que, segundo ele, está sendo propagado. ¿Vamos criar uma falsa expectativa e teremos mais desgastes. O problema já foi criado¿, disse Salgado. Sarney não apareceu e a sessão foi presidida por Mão Santa (PMDB-PI).

Reforma

Pela manhã os integrantes da Mesa Diretora já tentavam dar ares de normalidade ao funcionamento da Casa. Heráclito Fortes anunciou que o plenário iria passar por manutenção, melhorando o sistema de iluminação, troca de materiais compostos por fibras de vidro, entre outras coisas. Não disse o custo do trabalho, mas afirmou que era para a segurança da Casa. ¿Não existem projetos para fechar o cafezinho para a imprensa ou de isolar as galerias¿, disse Heráclito.

A reforma inclui ainda a retirada da escada que dava acesso a uma sala entre o segundo e terceiro andar do Anexo I do Senado, que era mantida por Agaciel. E foi descoberta em junho passado. A escada em espiral servia como uma espécie de passagem secreta situada atrás do gabinete usado pelo ex-diretor geral. O secretário-geral da mesa não anunciou a medida oficialmente a seus colegas, mas confirmou aos jornalistas, sem maiores detalhes.

1 - Ações Por nove votos a favor e três contra, o Conselho de Ética arquivou 11 ações movidas contra Sarney. A votação favorável teve o apoio de três senadores do PT. Na mesma sessão, foi arquivado por unanimidade o processo por quebra de decoro contra Arthur Virgílio (PSDB). O processo, que teve a interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, causou grande crise na legenda do governo. Com o resultado, todas as representações contra o presidente do Senado não podem ser novamente apresentadas.