Título: Bahia já registra 68 mortes causadas por meningite até agosto deste ano
Autor: Sorima Neto, João; Falcão, Jaqueline
Fonte: O Globo, 14/09/2011, O País, p. 4

Balanço oficial ainda não contabiliza três mortos na Costa do Sauipe

SÃO PAULO. A Bahia já registrava oficialmente até o dia 26 de agosto 68 mortes causadas pela meningite só este ano. O balanço oficial da Secretaria de Saúde do estado ainda não inclui as três pessoas que morreram com o tipo C da doença no complexo hoteleiro da Costa do Sauipe. Dos 598 casos registrados da doença só este ano, 214 são de meningites bacterianas (do tipo B e C); 288, de meningites virais; e 96 casos, provocados por outras causas, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia.

Ontem, o Hospital Couto Maia, onde estão internados outros quatro funcionários do complexo - um deles em estado grave - recomendou que todos os hóspedes e funcionários que estiveram em hotéis da região fiquem atentos aos sintomas de doença.

O surto de meningite tipo C foi detectado em dois hotéis do complexo na semana passada. Sete funcionários apresentaram a doença a partir do dia 4 de setembro e três deles - uma mulher e dois homens - morreram. A meningite é a inflamação da membrana que reveste o cérebro. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. Em alguns casos, podem aparecer manchas vermelhas na pele. Caso esses sintomas sejam notados, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

Funcionários de hotéis foram medicados

Segundo a assessoria do complexo, nenhum hóspede apresentou os sintomas. Mas, semana passada, foi realizada uma micareta no hotel, onde compareceram mais de duas mil pessoas. Juarez Dias, coordenador de Emergências e Saúde Pública da Secretaria de Saúde da Bahia, disse que não havia necessidade de interrupção da festa, realizada entre 7 e 10 de setembro.

- O surto foi comunicado à coordenação da festa Sauipe Folia e ao Complexo Sauipe. O evento foi numa arena externa e os casos aconteceram em uma população que trabalhava na cozinha e com arrumação. Não lidavam diretamente com o público e, teoricamente, o risco de disseminação era menor. Por isso, não houve interrupção da atividade - afirma Dias.

Os hotéis onde os casos foram detectados também continuam funcionando. O complexo Costa do Sauipe tem cinco hotéis e cinco pousadas de luxo. Como medida preventiva, a secretaria informou que cerca de 1.800 pessoas, entre funcionários e parentes deles, receberam medicação para bloquear o surgimento de novos casos. Os familiares dos doentes estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. Segundo o hotel, os funcionários serão vacinados.

Ontem em Salvador, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que "as medidas que são recomendadas foram prontamente tomadas pela Secretaria estadual de Saúde":

- Talvez tenha sido um dos maiores bloqueios feitos, pelo número de pessoas. E vamos continuar acompanhando. O fato de que há mais de 72 horas sem casos novos pode significar que o surto esteja controlado.

Padilha explicou que o caso de Bahia foi o mais grave da doença em 2011 no Brasil:

- Esse é o primeiro surto de meningite C este ano. Não há aumento no número de casos (no Brasil).

Com Agência A Tarde