Título: Arte antes da agenda internacional
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 19/09/2011, O País, p. 9

A presidente Dilma Rousseff aproveitou o domingo livre em Nova York, antes da agenda pesada que terá a partir de hoje, para visitar o museu Metropolitan - um passeio típico de turista. Apesar de o lugar ser dos mais movimentados da cidade, a presidente despistou a imprensa.

Segundo assessores, Dilma foi ao Metropolitan ver a exposição do pintor holandês Frans Hals, com retratos feitos nos anos de 1600. Aproveitou ainda para apreciar obras de Velázquez e El Greco. A presidente estava acompanhada da filha, Paula, e dos ministros de Relações Exteriores, Antônio Patriota; do Desenvolvimento, Fernando Pimentel; do Esporte, Orlando Silva; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas. Segundo um ministro, a presidente adorou as pinturas. Ela foi reconhecida por brasileiros já na saída do Metropolitan e cumprimentou os turistas.

Depois, a presidente almoçou um salmão no Café Boulud, que fica a algumas quadras do museu. Ela se programou para repassar no fim da tarde os discursos que fará esta semana.