Título: Dados sobre infecção hospitalar refletem caos na Saúde, diz senador
Autor:
Fonte: O Globo, 20/09/2011, O País, p. 4

Precariedade no setor é atribuída à falta de gestão e de recursos

BRASÍLIA Os mais de cem mil óbitos provocados anualmente por infecções hospitalares, como mostrou reportagem de ontem do GLOBO, foram apontados por vários parlamentares como mais um sinal do caos no setor de Saúde no Brasil. Para o ex-ministro da Saúde e líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), esses números refletem a precariedade do atendimento hospitalar no país, apesar de acertos como a instalação de comissões de prevenção de infecção em estabelecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

- Muitos dos problemas registrados na Saúde se devem à falta de recursos. Mas claro que também precisamos melhorar a gestão e tapar os ralos por onde os recursos são desviados - disse o líder petista.

Os números relativos à infecção hospitalar no Brasil não chegaram a surpreender o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO). Segundo ele, todas as pesquisas de opinião apontam a Saúde como principal fonte de insatisfação.

- Sem dúvida, esses dados são um reflexo do caos do setor - declarou ele, que participou da sessão do Senado sobre os 21 anos do SUS, na qual parlamentares discutiram fontes de financiamento para o setor.

Raupp, aliás, está preparando um projeto para obrigar os fundos de pensão a direcionarem cerca de 50% de seus investimentos para a área da Saúde.