Título: Sempre dá um frio na barriga, diz a a presidente, sobre evento na ONU
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 20/09/2011, O País, p. 4

Dilma passeia por Nova York e elogia "Newsweek", que a estampa na capa

NOVA YORK.Mesmo com agenda oficial pesada em seu primeiro dia na ONU, com participação em dois fóruns temáticos - Saúde e Mulheres na Política -, a presidente Dilma Rousseff ainda conseguiu um tempo para fazer mais um passeio por Nova York: foi a uma livraria e depois almoçou no MoMa, Museu de Arte Moderna. Na saída, flagrada pelo O GLOBO, disse que tinha apenas almoçado e que não dera tempo de ver as obras, como no dia anterior, no Museu Metropolitan.

Falou também da emoção de ser a primeira mulher a fazer o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, que se dará amanhã. Depois de participar, pela manhã, de reunião sobre doenças crônicas não transmissíveis, onde fez sua primeira apresentação na ONU, a presidente admitiu que dá um certo nervosismo pensar na estreia de amanhã:

- Sempre dá (um frio na barriga). Qualquer pessoa que vai falar para um público, seja mais cheio, de pouco mais de algumas pessoas, fica emocionada. É o momento de representar aquilo que você mesmo está fazendo, de representar o Brasil. Então, é uma emoção muito grande - disse Dilma, acrescentando: - É uma expectativa grande, porque de fato é uma honra ser a primeira mulher a discursar na Assembleia Geral da ONU. Então, tenho a expectativa de levar também a palavra do Brasil para a Assembleia, principalmente as questões relativas ao fato de o Brasil ser um país combativo, que cresce. É mais uma fala de esperança do que qualquer outra coisa, e é isso que importa.

A presidente Dilma Rousseff também comentou, com satisfação, ter sido da capa da revista americana "Newsweek" desta semana. Bem-humorada, afirmou que a capa lembrava o estilo "velho oeste americano", já que é chamada pela revista de "Dilma Dinamite".

- Acho que lembra muito filme de velho oeste. Achei muito boa - disse, citando o filme "Calamity Jane", comédia musical do gênero faroeste dos anos 1950, estrelada por Doris Day.

Uma foto de Dilma ilustra a reportagem de capa. Intitulada "Onde as mulheres estão vencendo", a matéria diz que Dilma "está na área" e ressalta que a presidente será a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral da ONU.

Na entrevista à "Newsweek", Dilma falou sobre Brasil, economia mundial, pobreza e corrupção. Fez questão de exaltar a solidez da economia brasileira e a capacidade do país de combater uma crise mundial. Para a revista, a presidente, embora não perca a chance de enaltecer seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, não é a inocente política que os rivais pintavam.

Ao sair do MoMa, Dilma disse que foi "muito bom" discursar pela manhã na ONU, pela primeira vez. Na ocasião, procurou demonstrar mais tranquilidade.

- Gostei muito. Púlpito é púlpito.