Título: Para empresa, outros setores avançaram
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 18/09/2011, Economia, p. 34

Além disso, justificativa é que investimentos cresceram

BRASÍLIA. A Petrobras atribui a queda na carga de tributos e participações da empresa nos últimos anos, em relação à carga tributária global, a dois fatores: o crescimento maior de outros setores da economia em relação ao segmento de petróleo e gás e o aumento dos investimentos da estatal em projetos de longo prazo, o que resulta em compensações no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

"Em razão da recente aceleração das taxas de crescimento da economia brasileira, houve uma redução da participação relativa do valor adicionado da Petrobras em relação ao PIB, cuja taxa de crescimento foi inferior a do produto. Outros setores da economia, que não apenas o segmento de petróleo e gás, têm contribuído para geração de riqueza e para arrecadação federal, visto que a base de contribuintes tem aumentado", justifica a empresa.

O aumento do valor do investimento da Petrobras em projetos de longa maturação que contribuirão para geração de caixa somente nos próximos anos é a outra justificativa da estatal para a queda no recolhimento dos tributos.

"Houve uma diversificação dos setores que contribuem para geração de riqueza na economia, que se refletiu na contribuição de cada um para o custeio do Estado. Portanto, o perfil de investimentos da Petrobras em projetos que somente estarão sujeitos à tributação nos próximos anos, associado à diversificação da economia brasileira, resultaram em redução da sua participação relativa na arrecadação federal", conclui. (Regina Alvarez)