Título: Amigo de Rossi ganhou cargo com diploma falso
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 18/09/2011, O País, p. 13

Para trabalhar com ex-ministro da Agricultura na Conab, Boaventura se disse formado em Ciências Administrativas

BRASÍLIA. Amigo há mais de 30 anos e um dos braços-direitos do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, Boaventura Teodoro de Lima apresentou diploma falso de curso superior à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O documento permitiu que Boaventura ocupasse cargos de confiança na empresa a partir de 2007. Boaventura foi levado por Rossi para a Conab e, depois, para o Ministério da Agricultura.

Entre agosto de 2007 e maio de 2010, o amigo do ex-ministro desde os tempos de Ribeirão Preto foi o coordenador de Comunicação e Promoção Institucional (Copri) da companhia. Cargo equivalente ao de chefe da Comunicação Social. A Conab informou que para exercer essa função é necessário ter curso superior.

Ao ingressar na empresa, Boaventura ocupou a assessoria da presidência do órgão. Menos de dois meses depois, virou chefe da Comunicação. No início de julho de 2007, Boaventura informou à Conab ter curso superior completo. Apresentou à estatal um diploma da Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen, do Rio, onde teria se formado bacharel em Ciências Administrativas, em 1988. O GLOBO teve acesso ao diploma e o submeteu à consulta da direção da faculdade, que negou sua veracidade.

"Em resposta à solicitação de informações do jornal O Globo de 15 de agosto de 2011, informamos que não localizamos em nosso cadastro o nome Boaventura Teodoro de Lima", informou o diretor da faculdade, Cezar Di Blazio, em ofício de 26 de agosto, encaminhado pelo correio ao jornal no início de setembro.

A Conab foi consultada se há a exigência de curso superior também para ocupante de cargo de assessor da presidência. A companhia respondeu que "não" e que, para esse posto, "a pessoa deve ser dotada de conhecimentos gerais, preferencialmente com curso superior".