Título: BNDES diz estar pronto para ampliar crédito
Autor: Valente, Gabriela; Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 28/09/2011, Economia, p. 28

Segundo vice-presidente do banco, nenhuma empresa desistiu de investimentos até agora

O vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz, afirmou ontem, na abertura da Rio Info 2011 - uma das mais importantes feiras de informática do país - que a crise não deve causar aperto no crédito brasileiro, ou seja, não deve repetir o que ocorreu em 2008:

- O BNDES está prontíssimo (para ampliar o crédito).

Segundo ele, as defesas brasileiras são suficientes para manter a economia rodando. Ferraz disse ainda que a crise mundial deve ampliar a concorrência internacional pelos países emergentes, que ainda estão crescendo. E afirmou que a economia brasileira está bem por causa do crescimento do mercado interno e que não há, até o momento, desistências de investimentos por parte do empresariado. Para Ferraz, o grande problema é o cenário externo:

- Estamos preocupados com a economia mundial, para onde ela vai. Tendo a experiência brasileira por trás, estamos muito preocupados com o que pode acontecer com o mundo, principalmente com a falta de decisão política dos líderes europeus e americanos para apontar um caminho de saída, que é do que o mundo precisa hoje. (Henrique Gomes Batista)