Título: Petrobras: prazo da PDVSA termina hoje à meia-noite
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 30/09/2011, Economia, p. 31
BNDES diz que recebeu as garantias para financiamento
RIO e BRASÍLIA. A Petrobras vai esperar até a meia-noite de hoje para decidir se a estatal venezuelana PDVSA vai participar da Refinaria Abreu e Lima, em construção em Pernambuco. O BNDES informou ontem ter recebido as garantias financeiras da PDVSA para assumir 40% do financiamento de R$9,6 bilhões concedido à Petrobras em 2009 para o início das obras. A instituição informou ainda que está analisando essas garantias bancárias. Fontes técnicas informaram que as negociações estariam em estágio bem avançado.
A Petrobras acertou com a PDVSA que aguardaria até a meia-noite de hoje a posição do banco em relação às garantias financeiras. Caso o BNDES aceite as garantias, seria acertada então, até novembro, a efetivação da entrada da PDVSA, com uma participação de 40% na refinaria. Além de assumir 40% do empréstimo, a venzuelana terá, então, de entrar com recursos próprios para tocar o projeto, que já está com 40% de suas obras prontas.
Governo e Norte Energia recorrerão sobre Belo Monte
O governo e a Norte Energia S.A. (Nesa), responsável pela construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), vão recorrer da decisão da Justiça Federal do Pará, que concedeu liminar determinando a paralisação dos procedimentos para a construção da hidrelétrica. O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse ontem que tomou conhecimento da medida e observou que têm havido "liminares em todos os projetos hidrelétricos".
- As áreas que são encarregadas disso, incluindo o próprio empreendedor, estão tomando todas as providências e interagindo com as áreas do governo que têm ação sobre esse assunto - disse ele.
Zimmermann disse que o Brasil precisa dobrar em 12 anos sua capacidade de geração de energia, diferente da Suíça, onde o consumo é praticamente constante. Ele enfatizou ainda que é preciso ampliar a transmissão.