Título: Relator garante que emendas serão analisadas
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 22/09/2011, O País, p. 15

Texto com mudanças ainda passará por três comissões

BRASÍLIA. A aprovação do texto do Código Florestal na CCJ do Senado só foi possível depois que o relator Luiz Henrique se comprometeu a analisar as emendas apresentadas nas próximas comissões. O senador também é relator na Comissão de Agricultura e na Comissão de Ciência e Tecnologia. Ele e Jorge Viana (PT-SC), que dividirá a relatoria na última comissão de análise do texto, a de Meio Ambiente, pediram aos colegas um voto de confiança para que a matéria siga para a próxima etapa do rito de tramitação.

Depois de passar por três comissões, o texto segue ainda para a Comissão de Meio Ambiente e depois para o plenário do Senado. Como trará mudanças em relação ao texto aprovado pela Câmara em maio, a matéria terá que ser analisada novamente pelos deputados.

- O senador Luiz Henrique é relator em três das quatro comissões. Esta é uma fase preliminar das discussões. O relatório vai para outras comissões. Em prol do entendimento, gostaria de propor um voto de confiança ao senador Luiz Henrique - disse o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR).

Com a incumbência de avaliar mudanças no atual código, a CCJ poderá voltar a examinar pontos do texto. Isso porque diversos senadores questionaram princípios constitucionais que estariam sendo violados. As contestações foram feitas tanto por parlamentares ligados ao agronegócio e ao meio ambiente. Antes da votação, ativistas do Greenpeace fizeram manifestação do lado de fora do Congresso.