Título: MP vai investigar supostas fraudes em assinaturas para criação do PSD
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 22/09/2011, O País, p. 13

Relação apresentada no Tocantins teria pessoas mortas e falsificações

BRASÍLIA. A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, abriu um procedimento administrativo para investigar denúncias de fraudes na lista de assinaturas de apoio à criação do PSD apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso foi enviado ao Ministério Público do Tocantins. Se for constatada irregularidade, os responsáveis poderão responder a processo na Justiça. O PSD está sendo articulado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Segundo reportagem do Jornal Nacional, a lista de apoio à legenda apresentada à Justiça Eleitoral do Tocantins está repleta de fraudes. Existem eleitores mortos e pessoas que não reconheceram suas assinaturas quando confrontadas com a lista. Há também a suspeita de que o PSD tenha distribuído cestas básicas a eleitores de Tocantins em troca de assinaturas de apoio.

Segundo a legislação eleitoral, um novo partido só pode ser criado após a instalação de diretórios regionais em pelo menos nove estados. Em cada um deles, é preciso conseguir o apoio mínimo de 0,5% do eleitorado. No pedido de registro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSD apresentou uma lista com 539 mil assinaturas.