Título: Vivo aposta em telefonia fixa e banda larga no Rio
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 25/09/2011, Economia, p. 47

Presidente do grupo Telefónica no Brasil diz que só espera sanção de Dilma para escolher cidades que terão TV por assinatura

ANTÔNIO CARLOS Valente: TV por assinatura é uma nova fronteira

bruno.rosa@oglobo.com.br

Nas próximas semanas, a Vivo, maior operadora de celular do país, com mais de 64 milhões de clientes, vai oferecer no Rio de Janeiro e em diversas cidades do país telefonia fixa e, segundo fontes, internet banda larga. Em entrevista ao GLOBO, Antônio Carlos Valente, presidente do grupo espanhol Telefónica no Brasil, diz que só espera a regulamentação do Projeto de Lei Complementar 116, sancionado no início deste mês pela presidente Dilma Rousseff, para definir em quais municípios lançará TV por assinatura por sua rede de fibra óptica.

A empresa corre. Após ver a Oi (ex-Telemar) e o grupo mexicano América Móvil - que comanda Claro, Embratel e parte da Net - avançarem com pacotes combinados de telefonia, internet e TV, o grupo espanhol está em fase final de ajustes. Há pouco mais de um ano, a Portugal Telecom (PT) vendeu seus 50% na Vivo para os espanhóis, que assumiram o controle, unindo a concessão de telefonia fixa em São Paulo com a operação móvel.

- A TV por assinatura é uma nova fronteira, muito promissora e benéfica. Há possibilidade que se ofereça não só TV por assinatura, mas outros serviços, como banda larga e voz. A estrutura de uma rede de telefonia tem limitações (de capacidade). O investimento aumentará entre todas as empresas - diz Valente.

"O telefone fixo será através de rede sem fio"

Na última semana, a empresa obteve R$3 bilhões do BNDES para fazer investimentos em infraestrutura entre 2012 e 2013. É apenas parte dos R$24,3 bilhões que a companhia espanhola planeja destinar até 2014. Nas próximas semanas, diz Valente, a empresa lançará telefone fixo fora de São Paulo. Segundo fontes, haverá também o lançamento de banda larga fixa, mas Valente não comenta.

- Serão várias cidades nas próximas semanas. O Rio vai ter também, mas não entra na primeira leva. O telefone fixo será através de rede sem fio. Não vou antecipar se vai ter banda larga (fixa). Não vou abrir essa informação para os concorrentes - afirma Valente.