Título: Na Europa, Dilma terá agenda político-econômica
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/10/2011, O País, p. 9

Presidente, que está em Bruxelas, também irá para Bulgária, onde visitará cidade de seu pai, e Turquia

BRUXELAS. A presidente Dilma Rousseff chegou ontem, por volta de 13h30m (8h30m em Brasília) a Bruxelas, para um tour de uma semana pela Europa, que terá como destinos também Bulgária e Turquia. Na Bélgica, os compromissos terão como destaque uma agenda político-econômica. Na Bulgária, o ponto alto será a visita à cidade natal de seu pai, Grabovo.

Ontem, depois do almoço, Dilma foi visitar o Musée Magritte acompanhada de todos os ministros. O próprio diretor-geral do museu, Michel Draguet, serviu de guia para a trupe, explicando a importância da obra de René Magritte, artista belga nascido em 1898 e que faleceu em 1967. De acordo com um integrante da comitiva, Dilma encantou-se com a história de resistência do artista ao nazismo. Uma das obras que Draguet lhe chamou a atenção foi um quadro em que o artista retrata "as grandes esperanças". A obra foi pintada durante a crise da Bolsa de Nova York, em 1929.

À saída, Dilma não quis falar com jornalistas. Ao se despedir de Draguet, tentou ensaiar umas frases em francês, mas faltaram-lhe palavras. Foi socorrida pelo chefe do cerimonial do Palácio da Presidênca, ministro Renato Mosca. Depois foi dar uma volta, com todos os ministros, na Grand Place, um dos principais locais turísticos da cidade.

Dilma encontra-se hoje com o primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme, e, à noite, terá um jantar com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Na terça-feira, a agenda estará carregada. Ela abre a V Cúpula Brasil-União Europeia, participa de um almoço com o rei Alberto II e a rainha Paola, depois fará o encerramento do encontro empresarial Brasil-União Europeia, no qual mais de 350 pessoas confirmaram presença, e termina o dia abrindo o Festival Europalia, onde o Brasil será homenageado.

Na Bulgária, Dilma se encontrará com o primeiro-ministro Boyco Borissov, depois fará uma visita de cortesia à presidente da Assembleia Nacional da Bulgária, Tsetska Tsacheva, e participará do encerramento do fórum empresarial Brasil-Bulgária. Dilma é uma celebridade no país, impressionado com o fato de uma descendente búlgara ter chegado à Presidência de um grande país. Na quinta-feira, ela visitará a cidade de Gabrovo, onde nasceu seu pai.

Na Turquia, o interesse brasileiro é estreitar os laços políticos com o país, que está ganhando cada vez mais destaque no Oriente Médio.

A comitiva de Dilma é composta pelos ministros Aloizio Mercadante (Ciências e Tecnologia), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Helena Chagas (Comunicação Social), Ana de Holanda (Cultura) e Orlando Silva (Esporte). Além deles, integram a comitiva oficial o cartunista Ziraldo e a diretora da Petrobras, Maria da Graça Foster.