Título: Horário de verão começa dia 16; Bahia retorna à lista de participantes
Autor:
Fonte: O Globo, 04/10/2011, O País, p. 11
No ano passado, a redução de demanda de energia foi de 4,4%
SALVADOR. O horário de verão começa no primeiro minuto do dia 16 de outubro e termina em 26 de fevereiro de 2012. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem adiantar os relógios em uma hora, além do estado da Bahia, único do Nordeste que entra na lista. O governador Jaques Wagner anunciou ontem adesão, que já ocorreu antes, mas foi suspensa em 2003, e justificou a escolha:
- Quando você pode sair um pouco mais no escuro pela manhã, no retorno do trabalho, tem ainda o dia claro. Portanto, você perde em uma ponta e ganha na outra. As pessoas falam da questão de segurança, mas toda a nossa estatística é de que a incidência de eventos relacionados à segurança, como crimes, assaltos, se dá muito mais das 19h até 1h, do que na madrugada, às 4h30. Respeitando a opinião de todo mundo, entendo que as vantagens são maiores.
Ao todo, serão 133 dias de horário de verão. No ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.
Do G1