Título: Secretarias municipais vão fiscalizar programa
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 04/10/2011, O País, p. 3

Segundo o MEC, ProJovem Campo vai formar 25 mil este ano

SÃO PAULO. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informou que cerca de 25 mil jovens, das turmas organizadas em 2008, estão realizando os cursos do ProJovem Campo e devem se formar antes do fim de 2011. Os demais 23,5 mil cadastrados devem começar a estudar no próximo ano, com expectativa de receber diploma em 2013. Dos 58,8 mil interessados, 9,5 mil já desistiram, mas o MEC avalia que esse índice (16%) é baixo, considerando-se o perfil dos candidatos.

"A proposta tem apoio dos movimentos sociais do campo e adesão de 22 secretarias estaduais de Educação, alcançando sua implementação em 70% dos territórios da cidadania", diz a nota. Além disso, o MEC afirma ter atendido a exigência do TCU de que as análises dos repasses fossem realizadas e que iniciou fiscalizações nos locais dos cursos neste semestre.

A Secretaria Geral da Presidência informou que, após notificação do Tribunal de Contas da União (TCU) e antes de ser destituída do comando do ProJovem Urbano, concluiu seus pareceres a respeito das metas pactuadas com as cidades e estados e já os enviou para os órgãos competentes.

Ao GLOBO, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o programa será reformulado:

- O ProJovem está passando para a alçada do Ministério da Educação, decisão tomada pela própria presidente Dilma. A partir daí, o programa e sua fiscalização passarão a ser feitos em parceria com as secretarias municipais - disse ele.

Questionado, o Ministério do Trabalho não quis comentar as irregularidades. "O ProJovem Trabalhador é um programa efetivo e eficaz. Ele é voltado para jovens carentes de até 29 anos, a grande maioria mulheres e afrodescendentes, público mais vulnerável, oferecendo-lhe gratuitamente a qualificação profissional necessária", disse em nota.

O Ministério do Desenvolvimento Social frisou que o ProJovem Adolescente difere das demais modalidades, por não ser um curso profissionalizante ou de conclusão do ensino formal. A permanência de metade dos adolescentes nas atividades por dois anos é considerada um sucesso, já que depende apenas da vontade do adolescente. Muitos dos quais são egressos do programa de erradicação do trabalho infantil ou de programas de combate ao abuso sexual. (Leila Suwwan)