Título: Petrobras decide sobre PDVSA na 2ª
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 01/10/2011, Economia, p. 40

Parecer do BNDES já foi entregue à estatal e vai orientar se haverá parceria

Somente na segunda-feira a Petrobras vai analisar o parecer do BNDES sobre as garantias financeiras apresentadas pela estatal venezuelana PDVSA, para assumir 40% do financiamento de R$9,5 bilhões concedidos pelo banco à Petrobras em 2009, recurso que está sendo usado para a construção da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco. O BNDES informou que concluiu a avaliação das garantias e as encaminhou à Abreu Lima S/A, empresa criada pela Petrobras para construir a refinaria.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, explicou que a análise da documentação encaminhada pelo banco será feita na próxima segunda-feira. Segundo Paulo Roberto, a documentação só chegou quando já havia encerrado o expediente da estatal.

- Começamos a receber o relatório com a avaliação do BNDES depois das 20h. Vamos analisar na segunda - destacou Paulo Roberto.

O diretor disse não saber se o parecer do banco foi favorável aceitando as garantias financeiras apresentadas pela PDVSA. Segundo ele, o relatório é extenso e precisa ser analisado pela equipe técnica e jurídica da estatal.

Refinaria começou a ser construída em 2007

Se o BNDES tiver aceitado as garantias significa que a PDVSA assumirá parte do empréstimo dado pelo banco para as obras. A partir de então, a Petrobras acertaria com a estatal venezuelana os ajustes para sua entrada definitiva no projeto, no qual terá 40%. Nesse caso, a PDVSA terá que entrar com recursos próprios na proporção de 40% para a conclusão do empreendimento.

A construção da Refinaria Abreu Lima começou em 2007 e no projeto estava prevista a parceria com a estatal petrolífera da Venezuela. Porém, até hoje, a companhia não pôs qualquer recurso na refinaria. Cerca de 35% da unidade já estão concluídos, com 23 mil operários no canteiro de obras. A PDVSA vinha negociando com a Petrobras desde 2005.