Título: Liminar mantém Rosinha no cargo em Campos
Autor: Balbi, Aloysio
Fonte: O Globo, 01/10/2011, O País, p. 13

CAMPOS. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), conseguiu ontem - enquanto seu cunhado, o vereador e presidente da Câmara Municipal Nelson Nahim (PR), tomava posse como prefeito interino - um mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para permanecer no cargo. A liminar vale por 30 dias e foi concedida "para não causar insegurança jurídica numa cidade vivendo com tanta alternância de poder". Caso o TRE não julgue o mérito no prazo, o documento torna-se nulo.

Com a liminar, a posse de Nahim, realizada na Câmara, tornou-se sem efeito. O evento foi marcado por tumulto e agressões físicas envolvendo vereadores e pessoas que estavam no plenário. A segurança da Casa agiu e a Polícia Militar foi chamada. Ninguém foi detido.

Rosinha foi cassada no dia 28 de setembro por abuso de poder econômico, referente às eleições de 2008, e propaganda extemporânea. Acampada no pátio da prefeitura, ela comemorou ontem a liminar ao lado de filhos e do marido, o deputado federal Anthony Garotinho (PR).

- Desde o primeiro minuto eu disse que resistiria e que só sairia daqui presa. Agora, depois de três dias, vou sair como prefeita. Falei em resistir dentro do âmbito da lei. Embora tenham fechado estrada (em protesto), não incentivamos esse tipo de manifestação - disse.

Já o deputado Garotinho negou que tenha incentivado qualquer tipo de desordem durante a posse do seu irmão Nelson Nahim.

* Especial para O GLOBO