Título: Secretário diz que comandante terá autonomia
Autor: Mendes, Taís; Damasceno, Natanael
Fonte: O Globo, 01/10/2011, Rio, p. 20

Sobre a crise na PM, Beltrame afirma que problemas são antigos

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse ontem achar saudável que haja mudanças na polícia. Ele afirmou ainda que o novo comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, terá autonomia, mas também precisará assumir a responsabilidade por suas decisões.

- O coronel Costa Filho e seu Estado-Maior têm a minha confiança e autonomia. Eles vão sempre me dever responsabilidade e compromisso, e deverão assumir suas decisões.

Beltrame disse que não fez qualquer recomendação especial à nova cúpula da PM:

- A orientação está dada há quatro anos: pacificação em áreas conflagradas, diminuição dos índices de criminalidade e demostrações firmes de que não há qualquer tipo de pacto com desvio de conduta.

Perguntado se foi surpreendido com a recente crise na PM, o secretário destacou que o problema é antigo:

- Estamos mexendo em instituições que chegaram aqui com Dom João. Temos que analisar isso, avançar e criar novas metodologias. São vários os problemas: de logística, infraestrutura e tecnologia.

Busca por novos professores começa este mês

O secretário anunciou ainda que, em 1º de janeiro, os cursos de formação de policiais civis e militares receberão uma nova grade curricular, voltada para direitos humanos, sociologia e antropologia.

- Os cursos serão direcionados a uma polícia que quer paz, que demonstra sair de uma ação de guerra para uma ação de prestação de serviços. Mês que vem (outubro), vamos fazer uma chamada para formar um banco de talentos. Qualquer pessoa poderá participar desse banco, de onde sairão os professores das duas corporações.