Título: Bovespa sobe 3,96%, maior alta desde agosto
Autor: Neder, Vinicius
Fonte: O Globo, 11/10/2011, Economia, p. 27

Otimismo em relação à Europa puxa mercados e bolsas americanas avançam até 3,5%. Dólar cai 0,39%, a R$1,764

As bolsas de valores tiveram forte alta ontem, após a confirmação do plano de resgate do banco franco-belga Dexia e com a repercussão da promessa, feita no domingo pelos líderes de Alemanha e França, de fortalecimento das instituições financeiras europeias. O Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), subiu 3,96%, aos 53.273 pontos, perto da máxima do dia. Desde agosto, o índice não subia tanto em apenas um dia. Já o dólar comercial recuou 0,39%, a R$1,764, a quinta queda seguida - desde julho a moeda não registrava um período tão prolongado de baixa. Em outubro, queda acumulada é de 6,27%.

A valorização dos ativos por aqui seguiu o mercado americano. Em Wall Street, o Índice Dow Jones subiu 2,97%, o S&P 500 ganhou 3,41% e o Nasdaq avançou 3,50%. As bolsas da Europa também fecharam em alta. Londres subiu 1,80%, Paris avançou 2,13% e Frankfurt, 3,02%.

Segundo especialistas, além do alívio em relação à situação na Europa, a intensidade do movimento de alta pode ser também explicada pela valorização das commodities (matérias-primas com cotação internacional) e pela volatilidade: como, na sexta-feira, as bolsas do Brasil e dos EUA caíram sem notícias de impacto, hoje voltaram a se recuperar.

- Na sexta-feira, parte da queda foi relacionada a incertezas sobre a situação do Dexia e, hoje (ontem), esse assunto foi resolvido - afirma o gestor de renda variável da Máxima Asset Management, Felipe Casotti.

Para especialista, otimismo é de curto prazo

Além do caso do banco Dexia, na sexta-feira, a agência Fitch anunciou o rebaixamento da nota de Itália e Espanha.

Após reunião no domingo, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disseram que uma resposta à crise das dívidas europeias seria concluída até o fim do mês, incluindo um plano para recapitalizar bancos com problemas. Detalhes das ações não foram anunciados.

Por outro lado, Casotti, da Máxima, lembra que o otimismo ainda é de curto prazo:

- É mais um alívio do que uma inversão de tendência.

No Brasil, ações de empresas produtoras de commodities lideraram a alta. Os papéis preferenciais (PN, sem direito a voto) da Petrobras avançaram 3,33% e os da Vale, 3,24%.