Título: Conar mantém anúncio de Gisele de lingerie
Autor: Justus, Paulo
Fonte: O Globo, 14/10/2011, Economia, p. 28

A decisão foi unânime no processo aberto pela Secretaria de Mulheres, que avisou que não pretende recorrer

SÃO PAULO. O Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu ontem manter, por unanimidade, a campanha de TV da marca de lingerie Hope, estrelada pela modelo Gisele Bündchen. O pedido de abertura do processo havia sido encaminhado ao órgão pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, junto com os de outros 40 consumidores, que consideraram a campanha ofensiva às mulheres.

No comercial, intitulado "Hope ensina", a top model mostra a forma "errada" e a "certa" de dar uma má notícia ao marido. Na forma "errada", usando um vestido, ela conta que bateu com o carro, estourou o cartão e que a mãe irá se mudar para a casa do casal. Na que seria a forma correta de dar uma notícia, aparece apenas vestindo lingerie.

O voto do relator do Conar, que foi acompanhado pelos demais conselheiros, fundamentou-se no argumento de que "os estereótipos presentes na campanha são comuns à sociedade e facilmente identificados por ela, não desmerecendo a condição feminina".

A decisão, tomada em primeira instância, permite recurso, mas o governo avisou que não vai recorrer. Resta saber se os 40 consumidores que também entraram com o pedido de suspensão do anúncio terão interesse em levar adiante o processo, algo que raramente ocorre em casos como esse, segundo o Conar.

A secretaria da Presidência avaliou que, ao admitir a existência de estereótipos na peça publicitária, o voto do relator também representou um avanço no debate. A secretaria argumentou ainda que um de seus papéis é justamente combater os estereótipos.

-- As mudanças na propaganda de cerveja são um exemplo que merece ser festejado. O avanço é tamanho que atualmente existem 32 normas éticas, adotadas (pelo Conar) nos anos de 2000, 2004 e 2008, para demonstrar a responsabilidade ética da comunicação das cervejas - disse a ouvidora da SPM, Ana Paula Schwelm Gonçalves, que representou o órgão no Conar.

Ana Paula lembrou que, no ano passado, outra propaganda de cerveja foi retirada do ar por decisão do Conselho de Ética do Conar, após julgamento de representação encaminhada pela SPM. Na ocasião, o alvo das denúncias foi o comercial da cerveja Devassa Bem Loura, da Schincariol, estrelado pela socialite americana Paris Hilton.

Secretaria considerou anúncio discriminatório

A secretaria entrou com o processo contra a Hope no fim de setembro, depois de receber dezenas de reclamações de pessoas que teriam se sentido ofendidas com a peça. A ministra da pasta, Iriny Lopes, chegou taxar as propagandas de "preconceituosas e discriminatórias", em ofício encaminhado ao Conar e à Hope.