Título: Horário de verão começa amanhã e terá uma semana a mais de duração
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 15/10/2011, O País, p. 4

Objetivo é evitar coincidência com Carnaval; Bahia também participa

BRASÍLIA. A partir da zero hora de amanhã começa o horário de verão e, desta vez, com a participação dos baianos. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora na Bahia e nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste - estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e o Distrito Federal.

Outra novidade é que o horário de verão vai ser um pouco mais longo, terminando somente no dia 26 de fevereiro de 2012. Ele vai demorar mais uma semana, para o seu fim não coincidir com o Carnaval. Normalmente, ele deveria acabar no terceiro domingo de fevereiro, mas o governo estabeleceu que, quando houver feriados, ele deverá terminar uma semana depois para evitar problemas para a população. A escolha dos domingos para início e fim do horário de verão visa facilitar a adaptação das pessoas às mudanças.

No horário de verão 2010/2011, houve uma redução média de 5% na demanda de energia no horário de pico, entre 18h e 21h, segundo o Ministério de Minas e Energia. Na região Sudeste/Centro-Oeste, a economia foi de cerca de 2.050 megawatts (MW), o suficiente para abastecer uma cidade com quatro milhões de habitantes no horário de pico. No Sul, a redução chegou a 600 MW, energia que poderia atender a um município com um milhão de pessoas.