Título: Mendes Ribeiro vai retirar tumor do cérebro
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 15/10/2011, O País, p. 4

Ministro da Agricultura ficará afastado por tempo indeterminado

BRASÍLIA. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, se internou ontem no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a retirada, hoje, de um tumor no cérebro. Há cinco anos, ele esteve entre a vida e a morte por complicações decorrentes da retirada de parte de um tumor benigno, que agora voltou com aspectos de malignidade. Com seu afastamento por tempo indefinido, a pasta será comandada, interinamente, pelo secretário executivo José Carlos Vaz. Mendes assumiu o ministério há pouco mais de dois meses com a queda do ex-ministro Wagner Rossi, por denúncias de corrupção na Conab.

Há cinco anos, Mendes retirou um tumor do tamanho de uma bola de tênis, como ele mesmo contava. Fumava muito, mas parou desde então.

Quinta-feira, num encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Rio Grande do Sul, ele passou mal e teve um quase desmaio. Imediatamente, a presidente disponibilizou o avião da Presidência para levá-lo a São Paulo, com sugestão de que fosse atendido pela mesma equipe que tratou seu câncer linfático no início do ano passado.

No encontro com a presidente, em que comunicou que se afastaria para se submeter a cirurgia no próximo dia 27, Mendes Ribeiro sentiu formigamento nos dedos e tonteiras. Como passou mal durante a conversa, foi imediatamente levado para São Paulo e a cirurgia antecipada para hoje, às 7h.

Os atos de seu afastamento já foram assinados. Depois da retirada do tumor, Mendes Ribeiro será submetido a quimioterapia localizada.