Título: Banco prevê novo rebaixamento dos EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 24/10/2011, Economia, p. 23

Déficit provocaria corte por Moody¿s ou Fitch

NOVA YORK. Os Estados Unidos devem sofrer um novo rebaixamento em sua classificação ainda este ano devido ao seu déficit, segundo projeções do Bank of America Merrill Lynch. Em relatório enviado a investidores na sexta-feira, o banco afirmou que isso seria provocado por um provável fracasso do Congresso em apresentar um plano de redução do déficit orçamentário.

O rebaixamento viria de Moody¿s ou Fitch, nas quais os EUA ainda têm a classificação máxima, ¿AAA¿ ¿ com perspectivas negativa e estável, respectivamente. Em agosto, a Standard & Poor¿s cortou a nota americana após um longo impasse no Congresso sobre a elevação do teto do endividamento federal.

¿As agências de classificação de risco têm apontado que novos cortes são prováveis se o Congresso não apresentar um plano de longo prazo crível¿, afirmou no relatório o economista Ethan Harris. ¿Então, esperamos pelo menos um rebaixamento no fim de novembro ou no início de dezembro¿.

Um comitê bipartidário do Congresso tem até 23 de novembro para apresentar um plano para reduzir o déficit em pelo menos US$1,2 trilhão. Se não houver acordo, entrará em vigor automaticamente uma série de cortes de gastos. Isso, segundo o relatório do banco, prejudicaria ainda mais a já combalida economia americana.