Título: Comissão de Ética pedirá explicações
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 18/10/2011, O País, p. 12
BRASÍLIA. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República vai pedir explicações ao ministro do Esporte, Orlando Silva, acusado de liderar um esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que atende crianças e jovens de baixa renda. Segundo o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, o ministro terá dez dias para apresentar as explicações.
- Ante as notícias resolvemos pedir ao ministro as explicações cabíveis para depois tomarmos uma decisão de prosseguir ou não na apuração do fato - disse Sepúlveda.
A partir dessas explicações, a comissão decidirá se abre procedimento para apurar se Orlando Silva faltou com a ética no exercício do cargo. A comissão não tem poder para demitir, mas pode censurar ou recomendar a exoneração do ministro à presidente Dilma Rousseff.
Orlando Silva foi denunciado pelo policial militar João Dias Ferreira, que firmou convênios com o Ministério do Esporte por meio da Associação João Dias de Kung Fu e da Federação Brasiliense de Kung Fu, em 2005 e 2006. Ferreira disse à revista "Veja" que parte dos recursos do Segundo Tempo era repassada ao PCdoB. Ele disse ter entregue uma caixa com dinheiro a Orlando Silva, na garagem do Ministério do Esporte.
Sepúlveda negou ter recebido pedido de Orlando Silva para se reunir com a comissão, mas atenderá o ministro esta semana, se ele solicitar de audiência.