Título: Cardozo: PF investigará denúncias
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 18/10/2011, O País, p. 12

Ministro da Justiça diz que Orlando Silva poderá ter sigilo bancário quebrado

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem que a Polícia Federal investigará as novas denúncias de desvio de verbas do Ministério do Esporte. De acordo com Cardozo, a PF ouvirá o policial militar e ex-militante do PCdoB João Dias Ferreira, que acusa o ministro Orlando Silva de ficar com o dinheiro que deveria ser empregado no programa Segundo Tempo.

Por conta das denúncias, o ministro voltou mais cedo de Guadalajara, no México, onde acompanhava o Pan-Americano. Ele se antecipou à oposição e protocolou ontem, na Procuradoria Geral da República, um ofício em que pede a apuração do Ministério Público sobre denúncias de desvio de recursos da pasta.

Cardozo reforçou que a disposição de Orlando Silva, em abrir seus sigilos telefônico e bancário, mostra o desejo de que as investigações sejam feitas de forma séria.

- Já existem investigações em relação a convênios do Ministério do Esporte questionados anteriormente. Esses novos fatos podem exigir a abertura de um novo inquérito policial, na medida em que envolve uma outra autoridade, inclusive com foro privilegiado, ou vamos aproveitar os inquéritos em curso para fazer uma apuração imediata dos casos denunciados agora. Posso garantir que a Polícia Federal será criteriosa e rigorosa - disse Cardozo, que participou ontem de manhã do seminário "A Informalidade e seus impactos na sociedade", no GLOBO.

Cardozo afirmou que os sigilos serão quebrados se o inquérito policial apontar essa necessidade:

-- Isso (a quebra do sigilo do Orlando Silva) é decidido ao longo do inquérito policial, dentro das necessidades que a autoridade policial que estiver presidindo o inquérito deliberará. O importante é que, na solicitação que nos fez, o ministro Orlando Silva coloca esses dados à disposição. Se a Polícia Federal achar necessário se valer desses dados, já tem uma facilitação dada pelo próprio ministro Orlando Silva. Foi uma iniciativa importante que mostra que o ministro efetivamente quer que haja uma investigação. E garanto: a PF fará investigação séria de todos os fatos.

Na reportagem da revista "Veja", o policial militar João Dias Ferreira e o motorista Célio Soares Pereira acusam o ministro de receber dinheiro desviado de programa do governo. Orlando Silva foi apontado como mentor e beneficiário desse esquema.