Título: Petta: proposta surgiu na gestão de Agnelo
Autor: Carvalho, Cleide; Sorima, João
Fonte: O Globo, 20/10/2011, O País, p. 11

Recursos foram liberados um ano depois

SÃO PAULO. O secretário Gustavo Petta disse ao GLOBO, por e-mail, que o projeto de ter um Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear), em Campinas, interior de São Paulo, o único na Região Sudeste, foi proposto e começou a ser discutido no primeiro semestre de 2006, quando o ministro de Esportes era Agnelo Queiroz. Na época, ele não era secretário de Esportes de Campinas, cargo que assumiu em 2009, quando o projeto Cear já estava em andamento. Os primeiros recursos foram liberados em 2007.

Segundo Petta, a instalação do Centro na cidade de Campinas foi motivado por vários fatores:

- Ao seu (de Campinas) reconhecido desempenho econômico, sua vocação tecnológica e acadêmica com extensa rede de instituições de ensino e pesquisa, além do seu Aeroporto Internacional e, no futuro, o Trem de Alta Velocidade. A cidade tem estrutura e está preparada para promover e participar dos grandes eventos esportivos. É uma das cidades pré-selecionadas pela organização da Copa do Mundo de 2014 para ser uma das subsedes do torneio mundial como também um dos municípios pré-selecionados para receber equipes durante as Olimpíadas do Rio 2016 - afirmou Petta.

Ainda de acordo com Petta, o Centro permitirá que Campinas receba os principais atletas brasileiros e eventos nacionais e internacionais na área. Em todo o país, segundo ele, existem apenas cinco locais com as mesmas características.

- O Cear é um complexo que compreende pista de atletismo, parque aquático, quatro quadras de tênis e um ginásio poliesportivo. Os três primeiros empreendimentos estão concluídos e em funcionamento. O que está em curso é a construção do ginásio poliesportivo. A previsão é que ele esteja pronto em setembro de 2012 - Petta.

Petta afirma que o investimento no Cear soma R$15.262.040 em recursos federais destinados para as obras da pista de atletismo e do ginásio poliesportivo, além de R$5.235.707, contrapartida prevista para a prefeitura - recursos também destinados a obras da pista de atletismo e do ginásio.