Título: PF diz que delator apresentou fatos novos
Autor: Camarotti, Gerson; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 20/10/2011, O País, p. 3

No Congresso, oposição consegue aprovar convite para João Dias depor

BRASÍLIA. Autor das denúncias de corrupção no Ministério do Esporte e do suposto envolvimento do ministro Orlando Silva com as irregularidades, o policial militar João Dias Ferreira prestou depoimento ontem para dois delegados da Polícia Federal. Segundo a assessoria da Polícia Federal, o policial teria apresentado "fatos novos" em seu depoimento. A primeira parte da inquirição começou por volta das 15h e durou cerca de três horas. A segunda parte começou por volta das 18h.

No fim de semana, a revista "Veja" publicou acusações de que Orlando Silva teria desviado dinheiro do programa Segundo Tempo, usando ONGs como fachada. O ministro foi apontado como mentor e beneficiário desse esquema. João Dias, ex-militante do partido de Orlando, o PCdoB, disse na reportagem que as entidades só recebiam recursos se houvesse o pagamento de uma taxa de até 20% do valor dos convênios. Ainda segundo a denúncia, o PCdoB indicaria os fornecedores e as pessoas encarregadas de conseguir notas fiscais frias.

No Congreso, num cochilo da base do governo, a oposição conseguiu ontem aprovar requerimento para que João Dias deponha da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. O DEM agiu rapidamente e surpreendeu os governistas. O líder do DEM na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), foi o autor do pedido. O convite inclui também a ida à comissão do motorista Célio Pereira Soares, que teria, segundo reportagem da "Veja", entregue pessoalmente dinheiro do esquema a Orlando Silva na garagem do ministério, o que o ministro nega veementemente.

Para conseguir aprovar os convites, ACM Neto pediu inversão de pauta da comissão. Esse procedimento, que foi aprovado, permite que propostas, projetos e requerimentos que estejam no final da fila da pauta de votação, tenham prioridade e sejam apreciados na frente dos outros. A oposição já tinha se reunido com João Dias anteontem, no mesmo momento em que Orlando Silva prestava depoimento na Câmara.

- O depoimento dele na comissão será fundamental. Se ele (Dias) repetir aqui o que nos disse na reunião fechada, vai deixar muita gente do governo em má situação - disse ACM Neto.

Quatro deputados do DEM compareceram à reunião da comissão para votar logo a ida do PM à comissão.

- Esse esquema de corrupção montado no Ministério do Esporte foi o pior que já vi no Brasil - disse Ônyx Lorenzoni (DEM-RS).

- Vamos mostrar ao Brasil detalhes desse caso escandaloso - disse Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Assessores técnicos do governo ainda avisaram aos parlamentares da base, mas nenhum deles chegou a tempo de evitar a votação do convite. O depoimento de Dias na Comissão de Fiscalização deverá ocorrer na próxima semana. Em caso de convite, o convidado não é obrigado a aceitar.