Título: Grupo se solidariza com PCdoB
Autor: Duarte, Alessandra
Fonte: O Globo, 27/10/2011, O País, p. 14
SÃO PAULO. Economistas, cientistas políticos e políticos ligados ao PCdoB lançaram ontem um manifesto de apoio ao partido, mas vetaram o nome do ex-ministro Orlando Silva, que já estava de saída do Esporte. O texto critica o "macarthismo" das denúncias contra os comunistas. Colaborador da revista do partido, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo foi incluído no documento sem autorização, mas no final da tarde disse que manteria seu nome.
- Vou deixar meu nome porque agora acho que é mais importante defender o direito à inocência.
"Nos solidarizamos com o PCdoB, destacando sua longa história de luta e dedicação à defesa da democracia, da soberania nacional, do socialismo e dos trabalhadores. Essa trajetória é marcada pelos compromissos com a lisura e com a causa pública. Reafirmamos que, numa ordem democrática, a leviandade da acusação sem provas e sem direito de defesa constitui grave violação do estado de direito", diz o texto com 124 assinaturas, entre elas as dos deputados Aldo Rebelo (SP) e Jandira Feghali (RJ).
Segundo o historiador Francisco Carlos Teixeira (UFRJ), um dos quesitos para participar do abaixo-assinado foi não fazer a defesa de Orlando Silva. Assinam também o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e o ex-reitor da UFRJ Aloisio Teixeira.