Título: STF abre ação penal contra Jaqueline Roriz
Autor:
Fonte: O Globo, 22/10/2011, O País, p. 15

BRASÍLIA. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello determinou que o inquérito por falsidade ideológica contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) seja convertido em ação penal. O inquérito havia sido instaurado a partir de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que acusou Jaqueline e um prestador de serviços da Agropecuária Palma Ltda - empresa de propriedade da família Roriz -- de falsidade ideológica e uso de documento falso.

A acusação foi recebida pela comarca de Santo Antônio do Descoberto (GO), em dezembro de 2006. Como Jaqueline foi eleita naquele ano deputada distrital, o processo foi encaminhado para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Em 2010, ela foi eleita deputada federal e ação foi para o Supremo Tribunal Federal.

Também em 2006, um vídeo flagrou a deputada recebendo dinheiro do relator do mensalão do DEM, Durval Barbosa. A gravação só veio a público no início deste ano, motivando a abertura de um processo que pedia a cassação do mandato da parlamentar. Em votação secreta, o Plenário da Câmara decidiu, em agosto, pela absolvição de Jaqueline.