Título: Cunhado de Orlando é exonerado
Autor: Carvalho, Cleide; Sorima Neto, João
Fonte: O Globo, 25/10/2011, O País, p. 5
Gustavo Petta deixou o cargo de secretário de Esportes de Campinas
CAMPINAS. Em meio a uma série de denúncias envolvendo o Ministério do Esporte, o cunhado do ministro Orlando Silva (PCdoB), Gustavo Petta, do mesmo partido, foi exonerado ontem do cargo de secretário de Esportes de Campinas. Foi o próprio Petta quem pediu para sair depois que o prefeito Demétrio Vilagra (PT) foi afastado do cargo, semana passada, por suspeita de envolvimento em fraudes em contratos públicos. O novo prefeito, Pedro Serafim (PDT), tomou posse sexta-feira.
No início da semana passada, a Câmara Municipal de Campinas aprovou requerimento pedindo explicações ao então secretário de Esportes sobre o uso dos recursos repassados pelo ministério destinados ao programa Segundo Tempo no município, nos últimos cinco anos. Antes de deixar o cargo, Petta declarou que prestaria todas as informações à Câmara.
Em sua edição de quarta-feira passada, O GLOBO mostrou que Campinas havia sido a cidade paulista que mais recebeu recursos do Programa de Implantação e Modernização de Infraestrutura para Esporte Recreativo e de Lazer, do ministério, este ano: R$3,731 milhões. Além das verbas para a prefeitura de Campinas, ONGs de pessoas ligadas a Petta e a Orlando também foram beneficiadas. Uma delas é a Associação Esporte Abraça Campinas, criada por ex-atletas.
Além de Petta, deixaram o cargo ontem o coordenador de Comunicação, Otávio Antunes, e o secretário de Trabalho e Renda e chefe de gabinete do prefeito, Nilson Lucílio. Na semana passada, Vilagra recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo para tentar retornar ao cargo, do qual foi afastado por decisão da Câmara Municipal de Campinas.
* Especial para O GLOBO